"O Amor é como a roseira selvagem e a amizade como o azevinho, o azevinho é sombrio quando a roseira está em flor, mas qual floresce com mais constância?"Emily Jane Brontë (Amor e Amizade, séc. XIX)
Azevinho (Ilex aquifolium)
A maioria das pessoas conhece esta planta, pois é usada para ornamentar os enfeites de Natal (a propósito, a excessiva utilização desta planta como adorno na época natalícia, quase a levou à extinção).
Planta de crescimento muito lento, muitos a conhecem como arbusto, mas a árvore pode atingir 10 metros, podendo ocasionalmente desenvolver-se até aos 25 metros. Possui uma espécie de folha perene, em que cada folha atinge entre os 5 e os 12 centímetros, geralmente espinhoso-dentadas na juventude, tornando-se lisas, macias e ovais na idade idosa; persistem mais ou menos de um a três anos de vida, não se renovando simultaneamente. O azevinho mantém-se sempre verde (de um verde brilhante escuro na face superior - folhas - mais claras na face inferior). A casca do tronco é cinzenta clara e lisa. A árvore pode viver de 100 a 300 anos. Apresenta flores brancas, de pequena dimensão (cerca de 6 mm de diâmetro). As bagas, espécie de frutinhos vermelhos, NÃO DEVEM NUNCA SER INGERIDAS, pois trata-se de um violento purgante, aparecem apenas nas plantas femininas, são pequenas, esféricas e medem de 7 a 10 mm de diâmetro, de um vermelho brilhante, por vezes amarelas, quando maduras, contendo quatro grainhas lenhosas. Amadurecem no fim do verão, persistindo durante todo o inverno. Nasce espontaneamente na Europa (ocidental e meridional - Reino Unido, Portugal, Albânia e Romênia), sendo bastante comum até aos 1500 m de altitude. É uma espécie nativa das regiões temperadas como o Norte da África (Tunísia e Marrocos), Ásia ocidental (Turquia e Irã). Foi introduzida noutros continentes : Australiano e Americano onde é por vezes considerada como uma planta invasiva.
Propriedades Terapêuticas: Eficaz no tratamento da febre, problemas de fígado e histeria.
Receitas:
Febre: Ferver 30g da casca de azevinho em um litro de água. Tomar vários cálices durante o dia.
Fígado e Histeria: Ferver 30g de folhas de azevinho em 3/4 de litro de água. Tomar quatro doses ao dia.
Outras aplicações: Pode ser empregada em casos de bronquite e diarréia.
Livro consultado: Manual de Plantas Curativas - Faça você mesmo bons remédios caseiros (Edução Super Ilustrada), p. 20. Sampa. S/d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário