quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

FITOFLORAIS

FITOFLORAIS (Associação de Extratos de Plantas e Essências Florais)

Os fitoflorais são compostos de fitoterapia associados a essências-florais.
Apresentados em 60 ml, eles já estão prontos para uso. Não são passíveis de manipulação; cada frasco é individual, pronto para ser diluído.

Um fitofloral, é a associação da parte física da planta, seus alcalóides, os princípios químicos ativos, com essências florais, vibração curativa das flores, que agem na harmonização do emocional, do psiquismo.

As plantas empregadas na preparação dos fitoflorais são consagradas na medicina popular e têm sido pesquisadas amplamente para os desequilíbrios orgânicos.

O s Fitoflorais em referência, são considerados suplementos alimentares, podendo ser comercializados livremente sem indicação médica.

Os Fitoflorais, são isentos de registro conforme a Portaria MS/SVS/GABIN nº. 479/98 do Ministério da Saúde.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Camomila x Ansiedade

Ansiedade

Tenho escutado freqüentemente queixas sobre ansiedade. Penso que em alguns casos é uma desordem energética vinculada ao iníco do ano: cobra-se vida nova, atitudes novas etc.

Em outros casos, penso tratar-se, realmente de um traço pessoal do queixoso. Para atenuar o desconforto, atitude que nem de perto elimina suas causas, penso que um bom uso das plantas amigas faz bem sempre.
Tomo emprestada a escrita de um site que gosto e utilizo muito: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/

Camomila
Nome científico: Matricaria chamomilla L.
Família: Asteraceae
Parte usada: Flor seca
Propriedades terapêuticas: antiinflamatória, antiespasmódica, analgésica, anti-séptica, antimicrobiana, anti-helmíntica, cicatrizante.

Indicações terapêuticas: ansiedade, insônia, síndromes febris, dispepsia, flatulência, náusea, vômito, inflamação bucal e do aparelho geniturinário. Dor de origem reumática. Clareadora dos cabelos. Menstruação dolorosa.

Indicada nos quadros de ansiedade e insônia, nas síndromes febris, dispepsia, flatulência, náuseas, vômito, inflamações bucais e do aparelho geniturinário.

Uso externo: dores de origem reumática e como clareadora dos cabelos (utilizada pela indústria cosmética para preparo de shampoos).

Tem atividade reguladora das funções gastrointestinais e ação sedativa. Constatou-se experimentalmente ações antiinflamatória, antiespasmódica, analgésica, anti-séptica, antimicrobiana, anti-helmíntica (nas parasitoses intestinais) e cicatrizante.

Reações adversas são tênues e incluem distúrbios dermatológicos.

Modo de preparo:
Para dores estomacais, intestinais, insônias, perturbações da menopausa, menstruação dolorosa e excessiva (Apud Dr. Sylvio Panizza, in: Plantas que curam): em 1 xíc. de chá coloque 1 colher de chá de flores secas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xíc. de chá 3 vezes ao dia, podendo adicionar o suco da metade de um limão, por dose.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Metabolismo Lento

Sinto que meu metabolismo é muito lento. Há alguma solução natural para esse quadro?
(M. F. C. M., São Paulo, SP)

R - Metabolismo lento pode ser entendido como a tendência a engordar e/ou reter líquido e quando aparecem queixas como cansaço e sonolência, sobretudo após as refeições. Todos esses fatores podem se mostrar em conjunto ou isoladamente. Requerem, assim, um cuidado redobrado sobre as energias "perdidas" ou "desequilibradas". Esse quadro aponta para uma grande variedade de possibilidades, uma delas é a chamada SM - Síndrome Metabólica. Seja o que for, é certo que a pessoa queixosa passe por uma revisão de suas práticas de sáude diárias. É importantíssimo dizer que a grande maioria das pessoas que sofrem dos problemas acima relatados são sedentárias. Assim, a primeira medida é adotar um programa de exercícios como pilates, caminhadas, ou qualquer atividade física sob orientação profissional. A segunda medida é observar que a qualidade do sono pode interferir na digestão de todo o período de vigília (há uma escala - aplicada em terapia holística) para avaliar a qualidade do sono e suas possíveis interferências sobre os momentos de vigília. Assim, é possível avaliar se a pessoa dorme bem, e se for o caso, tratar isso. Alguns tratamentos fitoterápicos ou com terapia floral dão tanto resultado que a pessoa passa a se sentir melhor já na primeira semana. A terceira medida é estabelecer uma dieta equilibrada e adequada ao biorritmo de cada um, encontrando tudo aquilo que pode reduzir o ritmo do metabolismo de cada caso. De antemão, sabe-se que alimentos como alface, açúcar, trigo e leite, por exemplo, reduzem o metabolismo, enquanto alimentos como mamão e gengibre, bem como chás como garcínia e canela ativam-no. Seja qual for o seu caso, não deixe de buscar uma orientação terapêutica adequada.
Atenciosamente,Marilene Lima
Envie suas dúvidas - marilenel@gmail.com

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Azevinho

"O Amor é como a roseira selvagem e a amizade como o azevinho, o azevinho é sombrio quando a roseira está em flor, mas qual floresce com mais constância?"Emily Jane Brontë (Amor e Amizade, séc. XIX)

Azevinho (Ilex aquifolium)

A maioria das pessoas conhece esta planta, pois é usada para ornamentar os enfeites de Natal (a propósito, a excessiva utilização desta planta como adorno na época natalícia, quase a levou à extinção).
Planta de crescimento muito lento, muitos a conhecem como arbusto, mas a árvore pode atingir 10 metros, podendo ocasionalmente desenvolver-se até aos 25 metros. Possui uma espécie de folha perene, em que cada folha atinge entre os 5 e os 12 centímetros, geralmente espinhoso-dentadas na juventude, tornando-se lisas, macias e ovais na idade idosa; persistem mais ou menos de um a três anos de vida, não se renovando simultaneamente. O azevinho mantém-se sempre verde (de um verde brilhante escuro na face superior - folhas - mais claras na face inferior). A casca do tronco é cinzenta clara e lisa. A árvore pode viver de 100 a 300 anos. Apresenta flores brancas, de pequena dimensão (cerca de 6 mm de diâmetro). As bagas, espécie de frutinhos vermelhos, NÃO DEVEM NUNCA SER INGERIDAS, pois trata-se de um violento purgante, aparecem apenas nas plantas femininas, são pequenas, esféricas e medem de 7 a 10 mm de diâmetro, de um vermelho brilhante, por vezes amarelas, quando maduras, contendo quatro grainhas lenhosas. Amadurecem no fim do verão, persistindo durante todo o inverno. Nasce espontaneamente na Europa (ocidental e meridional - Reino Unido, Portugal, Albânia e Romênia), sendo bastante comum até aos 1500 m de altitude. É uma espécie nativa das regiões temperadas como o Norte da África (Tunísia e Marrocos), Ásia ocidental (Turquia e Irã). Foi introduzida noutros continentes : Australiano e Americano onde é por vezes considerada como uma planta invasiva.
Propriedades Terapêuticas: Eficaz no tratamento da febre, problemas de fígado e histeria.
Receitas:
Febre: Ferver 30g da casca de azevinho em um litro de água. Tomar vários cálices durante o dia.
Fígado e Histeria: Ferver 30g de folhas de azevinho em 3/4 de litro de água. Tomar quatro doses ao dia.
Outras aplicações: Pode ser empregada em casos de bronquite e diarréia.
Livro consultado: Manual de Plantas Curativas - Faça você mesmo bons remédios caseiros (Edução Super Ilustrada), p. 20. Sampa. S/d.